quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Muito prazer, FENG SHUI por Bruna Reis

Como o lugar que vivemos pode influenciar nosso estado de espírito ou nossa sorte? É a esta pergunta que o Feng Shui se dedica a explicar há cinco mil anos. Sem saber por que, existem casas ou locais de trabalho que nos causam estresse ou irritação e outros que, ao contrário, conseguem nos acalmar mesmo nas situações de maior tensão.
Para os chineses estas questões não são nenhum mistério. Há cinco mil anos, eles inventaram o Feng Shui, disciplina que estuda os campos de energia nas construções. Atualmente, este sistema é usado não somente no Oriente, como também tem conquistado seguidores em diversos países do Ocidente.
Através do Feng Shui, que significa "vento e água", pode-se determinar a organização e decoração mais favoráveis de um espaço, de forma a garantir que a energia vital ou "Chi" seja ótima e relaxante para seus habitantes.
Para os orientais, tudo o que nos rodeia tem energia, também chamada de Chi. O Feng Shui se preocupa em harmonizar esta energia nos espaços em que vivemos para que ela consiga fluir de maneira livre e sem ficar estancada por qualquer motivo.
Os fundamentos do Feng Shui são os conceitos do "Chi", a energia vital; o Yin e Yang, os opostos complementares; os Cinco Elementos ou as cinco fases da energia; o I Ching, o livro principal de toda a sabedoria chinesa e o Ba Guá, o octógono com os oito trigramas onde se sintetizam e relacionam todos estes conceitos. 
 Aprenda a utilizar o Ba guá e entenda os ensinamentos do I Ching e Yin Yang com a Consultora de Feng Shui Professora Bruna Reis que já ministrou muitos Cursos em Guaratinguetá, no Espaço Alecrim, ensinando  esta ciência e arte para uma centena de alunos. Equilibre as energias da casa com dicas de Feng Shui de Bruna Reis.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Terapia de Florais de Minas

Os Florais de Minas inspiram-se, diretamente, no sistema proposto pelo Dr. Edward Bach, na Inglaterra, nos anos trinta, utilizando-se, porém, essências de flores da região de Minas Gerais.
A literatura registra terem sido os remédios florais utilizados, por curtos e longos intervalos, sendo que os efeitos observados foram sempre suaves e bem apreciados.
Não há registro de contraindicações, efeitos colaterais, nem interações medicamentosas com medicações alopáticas ou homeopáticas.
Como no caso dos Florais de Bach, cada Floral de Minas pode ser usado, individualmente, ou em combinação com outros.
A dosagem padrão é de 4 gotas, 4 a 6 vezes ao dia, de preferência colocadas sob a língua ou num pouco de água.  Prefira sempre as recomendações de seu terapeuta.


Selma Vergueiro Terapeuta Floral

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Alecrim

Alecrim
O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa o orvalho que vem do mar. Sempre foi muito apreciado por suas virtudes aromáticas e medicinais.                          Uso na culinária
Um raminho ou broto de alecrim confere aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes e aves em geral, entrando também na composição de molhos e sopas.  
 Uso Medicinal 
 A medicina popular recomenda o alecrim como um estimulante para todas as pessoas atacadas de debilidade extrema, sendo empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide.
Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim, que também se recomendam a todas as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir. Também apresenta propriedades carminativas, emenagogas, desinfectantes e aromáticas. Suas flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azulada e delas são extraídas a essência dos Florais de Minas Rosmarinus que fortifica o EU, acalma as emoções, ajuda na reunificação do coração com a mente, auxilia nos distúrbios circulatórios em geral, nas debilidades senis, nas perdas da memória e nas dificuldades de concentração.
Uso Religioso
Em templos e igrejas, o alecrim é queimado como incenso desde a antigüidade. Na Igreja Ortodoxa grega, o seu óleo é utilizado até aos nossos dias, para unção.
A sua essência também é usada em perfumaria para produção da água-de-colônia ou outro produto.
Por ser o Alecrim tão cheio de propriedades e significados, nós o escolhemos para ser o símbolo do nosso Espaço de Artes Terapias e Cursos.
Agora que você conheceu um pouco da famosa planta, venha conhecer-nos também!