terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Alecrim

Alecrim
O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa o orvalho que vem do mar. Sempre foi muito apreciado por suas virtudes aromáticas e medicinais.                          Uso na culinária
Um raminho ou broto de alecrim confere aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes e aves em geral, entrando também na composição de molhos e sopas.  
 Uso Medicinal 
 A medicina popular recomenda o alecrim como um estimulante para todas as pessoas atacadas de debilidade extrema, sendo empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide.
Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim, que também se recomendam a todas as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir. Também apresenta propriedades carminativas, emenagogas, desinfectantes e aromáticas. Suas flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azulada e delas são extraídas a essência dos Florais de Minas Rosmarinus que fortifica o EU, acalma as emoções, ajuda na reunificação do coração com a mente, auxilia nos distúrbios circulatórios em geral, nas debilidades senis, nas perdas da memória e nas dificuldades de concentração.
Uso Religioso
Em templos e igrejas, o alecrim é queimado como incenso desde a antigüidade. Na Igreja Ortodoxa grega, o seu óleo é utilizado até aos nossos dias, para unção.
A sua essência também é usada em perfumaria para produção da água-de-colônia ou outro produto.
Por ser o Alecrim tão cheio de propriedades e significados, nós o escolhemos para ser o símbolo do nosso Espaço de Artes Terapias e Cursos.
Agora que você conheceu um pouco da famosa planta, venha conhecer-nos também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário